quinta-feira, maio 19, 2022

Quando eu comecei a ver anime, a moda eram as séries de comédia romântica. Love Hina e School Rumble, por exemplo, são algumas das obras mais lembradas. Com o tempo, contudo, o gênero foi perdendo espaço no Brasil. De repente, só o que existia era Naruto, One Piece e, mais tarde, Attack on Titan.

Pois bem, hoje estou saudosista, estou com vontade de falar do passado. Com efeito, um passado tão distante que eu nem mesmo havia nascido, vamos retornar ao início da década de 80, ao lançamento de Maison Ikkoku, a melhor comédia romântica até hoje.

++ Leia também: O DETALHE GENIAL DE ROUND 6 QUE PASSOU DESPERCEBIDO PELA MAIORIA DAS PESSOAS

Maison Ikkoku foi criado por Rumiko Takasashi. Para quem não sabe, ela é a mesma criadora de animes de peso como Inuyasha, Ranma ½, Yurusei Yatsura, obras primas, sem dúvida.

O enredo de Maison Ikkoku

O anime segue o gênero ‘Slice of Life’ que quer dizer ‘pedaço da vida’. Nesse sentido, ele conta a vida de um jovem desde sua tentativa para entrar na universidade até o início da vida profissional. Durante todo esse tempo, o jovem, Godai, é apaixonado pela administradora da pensão onde vive, Kyoko.

Não existe na trama nada de sobrenatural, nenhum mistério, batalha ou segredos. Dizendo assim pode parecer um grande tédio, mas não é, pelo contrário. É um anime que desperta o mesmo sentimento de quem assiste um sitcom norte-americano. 

Não existem segredos e lutas épicas em Friends e Seinfeld, por exemplo. A diferença é que a trama se passa no Japão, o que torna os valores e a vida cotidiana bem diferente do mundo ocidental. Para mim, isso torna tudo mais interessante.

Apesar de não ter feito muito sucesso no Brasil, Maison Ikkoku é considerado a melhor obra da Rumiko Takahashi no Japão. Para se ter uma ideia, a obra já ganhou três adaptações em live action, uma em 1986, antes do final da exibição do anime! E outras duas numa sequência nos anos de 2007 e 2008.

++ Leia mais: 5 ANIMES COM A MELHOR TRILHA SONORA

Melissa Sternenberg, da ‘THEM Anime Reviews’ afirmou que não acredita em algo como ‘O melhor anime de todos os tempo’, mas que certamente Maison Ikkoku estaria no top 5 se pudéssemos fazer uma média mundial de preferências do mundo inteiro. 

Em pesquisa de 2019 feita pela rede de televisão japonesa NHK, Maison Ikkoku ficou em terceiro lugar como melhor anime de todos os tempos entre os japoneses. 

Enfim, se você ainda não viu, está com sorte. Eu adoraria poder experimentar novamente a sensação que tive vendo pela primeira vez Maison Ikkoku.

Anúncio: Mapa da Masmorra
Tags: , ,

newsletter

Seja o primeiro a ficar sabendo das melhores novidades diretamente em seu email

QUEREMOS VOCÊ