quinta-feira, maio 19, 2022
Neon Genesis Evangelion

Começo este artigo afirmando sem dúvidas que Neon Genesis Evangelion é até hoje o melhor anime de todos os tempos.

Depois do lançamento do último filme este ano, Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time, o anime ganhou destaque novamente. Conseguiu também alguns fãs mais jovens. O longa gerou algumas dúvidas. Entre os analistas, contudo, o consenso é que Evangelion terminou com chave de ouro.

Agora, o que nos resta é explicar: por que NGE é a melhor obra entre os animes até hoje?

Neon Genesis Evangelion é uma obra modernista

Entre os principais temas dos modernistas estão a vagueza, a incerteza, e a consciência. Tais características estão associadas ao desejo de representar a realidade como ela é, com sua natureza abstrata.

Neon Genesis Evangelion, portanto, lida com o enredo incorporando entre seus destaques momentos onde o foco é a consciência. Além disso, respostas objetivas (certos e errados) nunca são apresentadas no anime.

Esse estilo de narrativa influenciou grande parte das obras que vieram depois. Quando você assiste um anime e se depara com problemas de consciência, saiba que NGE está por trás disso. Ou seja, de Fullmetal Alchemist até Naruto, todos se inspiraram em Eva.

++ Leia também: ESTATUAS GIGANTES DE ATAQUE DOS TITANS SURGEM NO JAPÃO

Múltiplas interpretações e possibilidades de entretenimento

É possível assistir Neon Genesis Evangelion de diversas formas. Se você tem interesse em psicologia, por exemplo, poderá ver a séria sem levar em consideração mais nada além disso e terá conteúdo abundante.

Ao mesmo tempo, se tem interesse em filosofia, o mesmo ocorre. Eva te dará o que pensar por meses, talvez anos. Religião também é outro tema com referências pesadas no anime, entre outros.

Eva, porém, coloca todas essas referências e conceitos de um jeito que não prejudica a história em si. O anime ainda pode ser visto como simplesmente uma guerra entre a humanidade e monstros. Mas, mesmo assim, será divertido pra caramba!

As múltiplas possibilidades sobre Evangelion é o que motiva centenas de análises feitas sobre a obra. Até mesmo intelectuais como Christian Dunker, psicanalista, já se debruçaram publicamente sobre a Eva.

Neon Genesis Evangelion _OST

Qualidade técnica

Evangelion saiu de um desejo muito íntimo do seu diretor e criador Hideaki Anno depois de um momento de depressão onde ele cogitou, até mesmo, o suicídio. Sendo assim, Anno queria criar o melhor possível, sem poupar custos.

Dessa forma, Evangelion ganhou uma qualidade técnica surpreendente com animações fantásticas para a época, arte fenomenal e destaque reconhecido internacionalmente com suas músicas.

A Original Sound Track  (OST) de Neon Genesis Evangelion é tão boa que até hoje, nas ruas do Japão é comum ouvir o tema de abertura da série: zankoku na tenshi no thesis.

++ Leia também: KENTARO MIURA, AUTOR DE BERSERK, MORRE DEVIDO A DISSECÇÃO AÓRTICA

Claro que esse gasto desenfreado para conseguir o melhor teve consequências. A série de 26 episódios teve que conter gastos nos últimos 2 episódios. Dessa maneira, não foi possível entregar um final, o que resultou no filme posterior: The End of Evangelion.

Neon Genesis Evangelion: conclusão

Influenciando gerações de animes que vieram depois com seu jeito modernista de contar histórias e tendo dezenas de camadas de análise, Evangelion é uma obra eterna que pode ser considerada um clássico.

Com o novo filme Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time, encerramento da série e do The End of Evangelion (já muito criticado) recebeu um novo aporte de qualidade. Temos, em 2021, um final definitivo que fecha a obra prima.

Anúncio: Mapa da Masmorra
Tags: , , ,

newsletter

Seja o primeiro a ficar sabendo das melhores novidades diretamente em seu email

QUEREMOS VOCÊ