sexta-feira, maio 20, 2022

Contrariando a teoria, astrônomos descobriram uma galáxia distante onde não há a presença de matéria escura. De acordo com o artigo publicado este mês nas notícias da Royal Astronomical Society, a descoberta abre mais espaço para debate, já que os cientistas não achavam que isso fosse possível.

A galáxia AGC 114905 fica a cerca de 250 milhões de anos-luz da Terra e tem dimensões parecidas com a Via Láctea, onde está localizado nosso sistema solar. Embora parecida em tamanho, contudo, a AGC 114905 possui milhares de vezes menos estrelas, o que faz dela uma galáxia rica em gás e ultra-difusa.

Sendo assim, na teoria, ela deveria ser mantida junta pela ação da matéria escura. Um tipo de matéria que não pode ser observado, mas que ainda assim compõem a maior parte do universo.

++ Leia também: ODDTAXI É ELEITO O MELHOR ANIME DO ANO PELO IGN EUA

Para a constatação a galáxia foi observada por 40 horas com equipamentos de alta resolução. Eles, então, encontraram que os movimentos dos gases da galáxia podem ser explicados somente com as interações da matéria regular, sem a necessidade da adição de matéria escura nas equações.

“Agora o problema que resta é que a teoria prevê que deve existir matéria escura na AGC 114905, mas nossas observações disseram que não existe. Com efeito, a diferença entre teoria e observações estão só ficando maiores”, disse Pavel Mancera Piña, cientista que participou do estudo.

Existem outros estudos que já observaram galáxias que aparentemente não têm matéria escura. A diferença é a precisão com que foi possível medir os movimentos da AGC 114905 colocando os dados com um alto nível de confiabilidade.

Matéria Escura

A matéria escura é uma forma de matéria que interage com ela mesma somente de modo gravitacional. Sua descoberta foi em decorrência de observações de movimentos de galáxias que não obedeciam às leis da gravitação que considerava apenas a matéria regular, visível. Dessa maneira, portanto, os cientistas propuseram a existência da matéria escura.

++ Leia também: CONHEÇA POLICENAUTS: UMA DAS OBRAS-PRIMAS DE HIDEO KOJIMA

No modelo ACDM a matéria escura é fria, ou seja, não-relativística. Além disso, estima-se que ela esteja na ordem de 84,5% da composição do universo. Ela não se agrupa muito em pequenas galáxias, mas sua presença aumenta em sistemas maiores. Por fim, alguns cientistas chegam a estimar que a sua massa de 0,02% da massa de um elétron.

Anúncio: Mapa da Masmorra