sexta-feira, maio 20, 2022
criança sorrindo sem dente
Crédito: Daniel Kirsch / Pixabay

Como os anéis de crescimento dos troncos das árvores, os dentes possuem linhas de crescimento que podem revelar como ocorreu o desenvolvimento durante a primeira infância.

Dentes e Depressão

De acordo com pesquisadores filiados ao Hospital Geral de Massachussets em conjunto com a Universidade de Harvard, a espessura das marcas de crescimento em dentes de leite podem dar indícios do risco para depressão e outros transtornos de saúde mental ao longo da vida.

Os resultados da pesquisa publicada essa semana no Journal of the American Medical Association (JAMA), indica que os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento infantil correlacionados a doenças como depressão e ansiedade podem ser encontrados nos dentes de leite.

Exposição prolongada a ansiedade materna, estresse físico, má nutrição e doenças graves podem afetar a formação do esmalte dental, deixando linhas de crescimento anormalmente grandes chamadas de linhas de estresse.

Perspectivas para o Futuro

Erin C. Dunn, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto, diz que o principal benefício desse estudo é oferecer a possibilidade de identificar crianças com elevado risco de desenvolver transtornos de saúde mental e realizar intervenções o mais cedo possível a fim de evitar um desfecho desfavorável durante a vida adulta.

Anúncio: Mapa da Masmorra
Tags: , , ,

newsletter

Seja o primeiro a ficar sabendo das melhores novidades diretamente em seu email

QUEREMOS VOCÊ