sexta-feira, maio 13, 2022

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram obter uma foto limpa de um disco de formação lunar próximo de um distante exoplaneta. A fotografia a seguir foi tirada pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), mostra a estrela PDS 70 (no centro da imagem) e um brilhante anel ao seu redor chamado de disco curcunstelar.

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/Benisty et al.

Neste sistema solar existe um planeta de tamanho aproximado ao de Júpiter, chamado PDS 70 c. Ele também possui um disco ao seu redor, neste caso se chamando disco circunplanetário.

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/Benisty et al.

Os pesquisadores responsáveis pela foto acreditam que há material suficiente ao redor do planeta para que seja formado até três satélites de tamanho similar ao da Lua.

Afirmam também que ainda não conhecemos muito bem o processo de formação de planetas e seus satélites e que o acompanhamento do setor pode trazer muitos avanços nesse campo de pesquisas.

Atualmente há mais de 4.000 exoplanetas catalogados, porém, a maior parte deles se encontram em sistemas já formados. Por isso, a oportunidade de observar o nascimento de um planeta e talvez de seus satélites é muito promissora.

Anúncio: Mapa da Masmorra
Tags:

newsletter

Seja o primeiro a ficar sabendo das melhores novidades diretamente em seu email

QUEREMOS VOCÊ