terça-feira, maio 17, 2022

Muitos conhecem Hideo Kojima pela série Metal Gear ou Death Stranding, mas ele é autor e diretor de uma outra obra prima, Policenauts, game de 1994. O primeiro lançamento do jogo foi feito para o PC-9821. Posteriormente, contudo, ele saiu para 3DO, Playstation e Sega Saturn.

O gênero do jogo se encaixa numa aventura visual novel. O gênero da narrativa, por sua vez, é o Noir de ficção-científica, histórias de detetives solitários em mundos sombrios e sem esperança, mas com tecnologia avançada. Como referência, lembre-se dos filmes de Blade Runner.

++ Leia também: IT TAKES TWO LEVA O MELHOR JOGO DO ANO NA TGA 2021ADOS E CONTROVERSOS DE 2021

O nascimento de Policenauts

Hideo Kojima desenvolveu Policenauts na Konami durante a produção de um outro game que segue, mais ou menos, a mesma linha, Snatcher (1988). Muitos consideram, portanto, Policenauts uma evolução de Snatcher, sobretudo pelo aprimoramento de melhores técnicas de programação que davam mais liberdade a Kojima.

Ao escrever o roteiro, o diretor se preocupou em criar um universo de ficção científica que fosse crível e não muito distante da realidade na década de 90. Com efeito, Kojima usou como inspiração notícias reais do que estava ocorrendo no Japão naquela época.

É o caso, por exemplo, de Toyohiro Akiyama, o primeiro japonês a pisar na lua e dos debates públicos sobre a doação de órgãos no país. Além disso, outro assunto era o crescimento de um sentimento global anti-japonês promovido por certas obras norte-americanas.

O enredo e a mecânica do game

Os jogadores acompanham a história do detetive particular e decadente Jonathan Ingram. Um dia ele recebe em seu escritório, ainda na Terra, a visita da sua ex-mulher, Lorraine, que pede para ele investigar um caso. 

Ingram não aceita de imediato, mas logo depois ela é assassinada, então não resta escolha a ele a não ser mergulhar de cabeça numa rede de tramas, mentiras e corrupção.

++ Leia também: MUSHOKU TENSEI, UM DOS ANIMES MAIS DESTACADOS E CONTROVERSOS DE 2021

Dessa forma, o protagonista deixa a Terra e vai para uma estrutura habitada no espaço. Lá Ingram encontra antigos amigos da época em que eles foram os primeiros policenauts e relembra seu passado, o acidente que o deixou vagando no espaço sideral congelado por anos.

Ao longo da história passado e presente se conectam e esquemas sombrios são revelados.

Tudo isso é consumidor pelo jogador no estilo ‘point and click’. Isso quer dizer que o player terá acesso a um cenário com seus personagens de cada vez e poderá escolher interagir com objetos ou pessoas.

Além disso, os diálogos dão opções de resposta e itens são coletados. Ademais, alguns eventos de ação vão ocorrer e eles não são nada fáceis. Nas cenas de tiroteio é demandado do jogador alto grau de reflexo e destreza.

Anúncio: Mapa da Masmorra
Tags: , , , ,

newsletter

Seja o primeiro a ficar sabendo das melhores novidades diretamente em seu email

QUEREMOS VOCÊ