sexta-feira, maio 20, 2022

De acordo com matéria investigativa do IGN Estados Unidos, o estúdio de games Ward B acusa o roubo do design da escopeta Mastodon pela fabricante russa de armas Kalashnikov, conhecida principalmente pelo rifle AK-47.

O estúdio Ward B, que conta mais ou menos com 40 membros, está no meio do desenvolvimento de um jogo chamado Oceanic. Dessa forma, eles escolheram ser criteriosos em relação ao design de suas armas. 

Segundo os próprios membros da equipe, eles se preocupam tanto com a beleza estética, quanto com a possibilidade do funcionamento real da arma. “Na verdade, há alguns projetos que a gente chegou a desenvolver, mas não colocamos no jogo porque existia alguns defeitos de design que não nos agradou.”, explica Marcellino Sauceda, CEO da Ward B.

++ Leia também: CONHEÇA O ELENCO DA SÉRIE LIVE-ACTION DE ‘THE LAST OF US’ DA HBO

Além disso, o estúdio tem o hábito de publicar em sua página os itens do jogo para a sua promoção. Foi com base nessa exposição que eles receberam um email de Maxim Kuzin, um representante da Kalashnikov.

Maxim pediu ao estúdio para que a fabricante de armas pudesse usar o design da escopeta Mastodon do game Oceanic.

“Isso é enorme! Não existe estúdio de games hoje que já tenha colaborado com um fabricante de armas para fazer uma completamente operacional. Nós seríamos, portanto, os primeiros a fazer isso”, conta Sauceda. Mas depois ele afirma que o sonho virou um pesadelo.

Mastodoon Kalashnikov
Design da Mastodon do game Oceanic

O roubo do design da escopeta pela Kalashnikov

Sem esperar uma resposta do estúdio, Sauceda afirma que a Kalashnikov usou o design do seu jogo para fabricar sua própria escopeta MP-155 Ultima. De acordo com o CEO da Ward B, as semelhanças no design são irrefutáveis. 

Alguns detalhes que o estúdio colocou como assinatura de suas armas e não têm funcionalidade estão presentes na arma da fabricante russa.

Além disso, o repórter do IGN Estados Unidos teve acesso aos emails tanto do estúdio, quanto do representante da Kalashnikov, Maxim Kuzin. Em uma série desses e-mails, há o pedido de Kuzin a um designer para que ele use o próprio modelo da Ward B e substitua pela marca da Kalashnikov para apresentar ao vice-presidente da fabricante.

++ Leia também: NOVIDADES PARA FÃS DE HARRY POTTER: O CAMPEONATO DAS CASAS E TRAILER DE HOGWARTS LEGACY

Mastodoon Kalashnikov
MP-155 Ultima da Kalashnikov

Para piorar toda essa situação, numa ação promocional, a Kalashnikov ofereceu o design da escopeta a outro game chamado Escape from Tarkov.

Sauceda afirma que “isso desmotivou completamente muitos de nós. Isso porque parece que só estamos trabalhando para vir uma grande companhia internacional e roubar tudo o que fizemos.”

A Ward B afirmou que não tem mais interesse em acionar a justiça contra o caso. “Nós chegamos à conclusão de que a Kalashnikov está fora do país. Sendo assim, precisaríamos estar presentes na Rússia e não temos recursos para isso”, termina de explicar, por fim, o CEO do estúdio.

Anúncio: Mapa da Masmorra
Tags: , , ,

newsletter

Seja o primeiro a ficar sabendo das melhores novidades diretamente em seu email

QUEREMOS VOCÊ