Na quarta-feira (17) o Playstation 5 (PS5) ficou R$ 100 mais caro sem que os motivos fossem explicados pela Sony. O modelo do console com o leitor de disco passa a custar, portanto, R$ 4.499,99, já a edição digital custará R$ 3.999,99.
Mesmo sem saber o motivo do aumento, vale ressaltar que os consoles de videogame tiveram a maior alta acumulada no preço entre produtos eletrônicos. Isso segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).
Além disso, o dólar teve aumento e fechou o dia de ontem em R$ 5,53 com tendência de alta, uma vez que os últimos indicadores econômicos divulgados foram abaixo do esperado pelo mercado.
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PS5 da Sony vende o dobro em relação ao Xbox Series
Em pesquisa da Ampere Analysis, foi revelado que o PS5 já teve 12,8 milhões de cópias vendidas. O Xbox Series, contudo, vendeu 6,7 milhões de cópias. Os números são relativos ao período de um ano de vida dos consoles.
A pesquisa, ademais, fez uma expectativa de vendas para o videogame da Sony. De acordo com a Ampere, até 2024, o PS5 alcançaria 67 milhões de unidades vendidas. Para o console da Microsoft, a projeção é de 44 milhões de vendas no mesmo período.
Sobre o Playstation 4 (PS4), a pesquisa demonstrou que houve uma queda mais forte nas vendas do que o esperado pelos analistas. Dessa forma, imagina-se que o fenômeno que ocorreu com o Playstation 2 (PS2) não volte a acontecer. Na época, o PS2 continuou com vendas altas mesmo depois do lançamento da geração seguinte.
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Nintendo diz que Switch deve durar mais 5 anos
O console da Nintendo, o Switch, já ultrapassou 92 milhões de unidades vendidas. O CEO da companhia, Shuntaro Furukawa, afirmou, ainda, que o videogame deve durar por mais, pelo menos, 5 anos.
“Não podemos comentar sobre o próximo sistema de jogo neste momento. Já é o quinto ano desde o lançamento do Nintendo Switch, e a venda total de hardware ultrapassou 90 milhões de unidades”, disse o CEO.
A média de vida de um console da Sony e da Microsoft é de 6 anos. Sendo assim, a Nintendo agrega mais valor aos seus produtos quase duplicando esse tempo, garantindo o lançamento de novos jogos, suporte e acessórios.
Com isso, acreditamos que foi lançada uma base para o crescimento que excede o que considerávamos anteriormente um ciclo de vida de hardware convencional. Com relação ao próximo videogame, estamos considerando muitas coisas diferentes, mas no que diz respeito ao conceito e ao tempo de lançamento, não há nada que possamos compartilhar neste momento”, terminou, por fim, Furukawa.

Escritor, Economista e Letrólogo